sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O perigo da auto-avaliação - NÃO TERÁ OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM

"E eis que alguém, aproximando-se, lhe perguntou: Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. E ele lhe perguntou: Quais? Respondeu Jesus: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho; honra a teu pai e a tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Replicou-lhe o jovem: Tudo isso tenho observado; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades." Mateus 19-16-22

Existem ensinos tremendos para nós nesta passagem, o homem em questão parecia ser orgulhoso por sua posição e status social. Ele tinha uma falsa imagem de retidão sobre ele mesmo. Embora ele guardasse alguns mandamentos, a obediência a que Jesus se referia devia ser total e incondicional. Algo que sabemos ser impossível aos homens.

"Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos."

Tiago 2:10

Irmãos, quantas vezes temos a mesma atitude? avaliamos apenas nossas atitudes externas, mas não avaliamos nosso coração e nossas reais motivações. E o Senhor Jesus está nos dizendo que só Ele pode nos ajudar nesta tarefa, porque nosso coração é profundamente enganoso e corrupto.
 

"tudo isso tenho observado; que me falta ainda?"disse ele.

Nesse ponto o Senhor Jesus começa a revelar e sondar de forma profunda o coração daquele homem.


Disse-lhe Jesus: "Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me." A Bíblia diz que ao ouvir isso, se retirou triste, pois era dono de muitas propriedades.

A resposta revelou aquele homem que sua obediência não era tão "perfeita" como ele imaginava, pois havia um mandamento que ele não observava: "NÃO TERÁ OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM"  Exôdo 20:3


Pois ele adorava e servia ao dinheiro e a riqueza, havia o pecado de idolatria que até então estava oculto aos seus olhos, pois não são apenas ídolos e imagens que Deus vê como idolatria, mas qualquer coisa que ocupe o lugar Dele no coração de um homem. 

E no caso dele, era o dinheiro e os bens que possuía.

Jesus amava aquele homem, e sua intenção era salvá-lo e abrir-lhe os olhos, mas infelizmente ele disse não ao convite para seguir Jesus e foi embora triste.

Que o Senhor nos livre desse terrível engano, sonde nosso coração e nos dê sensibilidade e coragem para abandonar o que precisa ser abandonado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pandemia e o Tempo do Fim

Parece que estamos dentro de um grande experimento comportamental em nível global.  A mídia produzindo diariamente terror psicológico c...